Wednesday, February 15, 2017


Nova regra facilita que diplomas de universidades estrangeiras valham no Brasil

Ex-alunos da FREEDOM que estudam em faculdades Japonesas poderão validar seus certificados no Brasil mais facilmente


O Ministério da Educação (MEC) anunciou novas regras determinando que pedidos de revalidação de diplomas de graduação ou de reconhecimento de títulos de pós-graduação obtidos no exterior devem ser analisados por universidades brasileiras em até 180 dias. As novas regras de validação dos documentos, que buscam desburocratizar e sistematizar os processos, foram publicadas na edição do Diário Oficial da União.
Segundo a pasta, a mudança nos procedimentos ocorreu porque formados fora do país estavam levando até 3 anos para conseguir que seus pedidos fossem avaliados. A partir das novas regras, o prazo máximo para reconhecimento e validação do documento será de 180 dias. Para os bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras, o tempo é menor: o limite será de 60 dias.
Para ajudar os interessados, o MEC criou um portal com informações sobre o processo: http://carolinabori.mec.gov.br/
A principal razão para que o processo seja encurtado é a flexibilização dos critérios de aceitação dos diplomas. De acordo com a coordenadora de avaliação internacional da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, Elizabeth Balbachevsky, havia “uma tendência restrita, de comparação de disciplinas e medição de cargas horárias”.
Segundo ela, eram procedimentos desatualizados. “O que acontece hoje, no Brasil, é uma situação completamente arcaica e anômala e não ajuda nada no avanço do conhecimento”, disse.
Com as novas normas, o foco na avaliação dos diplomas deve ser relacionado “ao mérito e às condições acadêmicas do curso ou programa efetivamente cursado” e ao “desempenho global da instituição ofertante, levando em consideração diferenças existentes entre as formas de funcionamento dos sistemas educacionais, das instituições e dos cursos em países distintos”, de acordo com a portaria publicada no Diário Oficial.

Validação:

Brasileiros que fizerem graduação ou pós-graduação no exterior levarão menos tempo para validar diploma.



No caso dos diplomas de graduação, caberá às universidades públicas fazer a validação. Já nos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), há também a permissão para que universidades particulares realizem os procedimentos de verificação.
Para facilitar o processo de submissão dos diplomas, o MEC anunciou o lançamento do Portal Carolina Bori, plataforma que reúne informações sobre a nova legislação e padroniza a forma como os formandos devem proceder. Antes de saírem do país para estudar, eles já terão acesso à lista de documentos que precisarão reunir para, posteriormente, validar seus diplomas no Brasil.



A FREEDOM Language School está preparada a encaminhar os estudantes brasileiros para estudarem inglês ou fazerem a tão sonhada faculdade em qualquer lugar do mundo, assim como a fazer o voluntariado. A FREEDOM com quase 15 anos de experiência enviando alunos brasileiros para estudarem no mundo todo com toda a segurança e assistência. 
Através do nosso exclusivo sistema de ASSESSORIA EDUCACIONAL a FREEDOM está ajudando a mudar o futuro de muitos jovens no Japão.
Se você é estrangeiro no Japão e quer fazer uma faculdade aqui, saiba que a melhor forma é através da FREEDOM que vem inserindo estudantes nas melhores universidades dentro e fora do Japão a mais de uma década.

Confira maiores informações sobre nosso serviço de ASSESSORIA EDUCACIONAL nos links abaixo:

Link 1:
http://freedomls.blogspot.jp/2016/10/freedom-encaminha-alunos-para.html

Link 2:
http://freedomls.com/website/conteudo.asp?id_website_categoria_conteudo=16415&cod=1238&idi=1

Se pensar em intercâmbio, faculdade ou voluntariado pense FREEDOM.
Não perca seu tempo e saiba porque a FREEDOM é a escolha certa das pessoas mais inteligentes.

www.freedomls.com
https://www.facebook.com/freedomlanguageschool/

0566-98-8834
090-1478-0105

No comments:

Post a Comment